A Cozinha da Comunidade

Uma cozinha utilizada por muitos cozinheiros, com um programa de necessidades elaborado por uma equipe coesa, foi traduzida nesse Projeto, que também englobou a reforma e ampliação de Salão de Atividades, criação de um lavatório e banheiro acessíveis, uma área de serviço de apoio à cozinha e,  de brinde, ganhou um balcão de serviços.

A seguir, fotos da obra finalizada, ainda sem a marcenaria.

Este slideshow necessita de JavaScript.

No salão localizado no piso inferior dessa igreja no bairro de Santana, houve uma ampliação na largura e uma renovação no revestimento de piso e pintura de paredes. A nova cozinha, antes localizada num canto bem menor junto à entrada, agora ocupa um trecho importante desse pavimento.

O balcão no canto da cozinha serve para integrar esses dois ambientes – cozinha e salão, servindo como uma área intermediária de serviços. A prateleira em granito cinza estende-se pela parede lateral da cozinha para apoiar as bandejas, pratos e panelas das refeições servidas à moda americana.

Na parte interna da cozinha, uma bancada central serve de apoio para o trabalho dos cozinheiros, na maioria composta pelo grupo de mulheres da igreja, por isso pensou-se na altura média para a maioria delas. Os fogões industriais localizam-se num canto iluminado pela proximidade das janelas e tem uma ampla coifa.

As geladeiras e freezers localizam-se num canto separado, elevados por uma base para facilitar a limpeza. O forro da cozinha foi todo rebaixado para facilitar uma iluminação melhor distribuída e uniforme. O piso é antiderrapante e todas as paredes são revestidas com azulejo branco. Os armários serão apoiados sobre as bases em alvenaria, para evitarem contato direto como piso. As cubas são grandes e profundas, distribuídas em pares para lavagem de louças num setor, e para preparo de alimentos em outro canto.

A Área de Serviço recebeu a pia em inox da cozinha antiga, e serve de apoio à Cozinha nova. Além disso, há um tanque, espaço para máquina de lavar roupa e um depósito de materiais sob a escada. Blocos de vidro auxiliam na iluminação natural desse ambiente.

O Lavatório possui uma pia esculpida em granito cinza, com torneiras de vazão controlada. O novo Banheiro é acessível, com vaso, pia e área de chuveiro. A cerâmica das paredes imitam pastilhas, o piso é antiderrapante e garantem uma boa manutenção. Esses dois ambientes ocupam o espaço da antiga cozinha.

Veja também o post sobre as plantas: Cozinha – Santana

 

“Não há nada melhor para o homem do que comer e beber, e fazer com que sua alma goze do bem do seu trabalho. Também vi que isto vem da mão de Deus.”

Eclesiastes 2:24