Estudos de layout de sala

Este apartamento construído nos anos 90, numa região que se valorizou muito e com uma área privativa de 72m², trazia um grande desafio na área social na hora de escolher o mobiliário e o seu melhor posicionamento neste ambiente de formato irregular.

Para iniciar um estudo de layout, tiramos as medidas internas e montamos a planta básica. Partimos também do princípio que o terraço seria incorporado ao ambiente interno, uma alteração aprovada pelo Condomínio. Os proprietários também desejavam uma cozinha integrada à sala, derrubando o trecho de parede que dividia esses dois ambientes. O programa básico consistia em:

Ambiente de Jantar, com mesa de 4 a 6 cadeiras e um aparador ou buffet. Ambiente de Estar, com um sofá amplo, uma mesa central, uma pequena poltrona, rack e TV. Ambiente de Bar, com um armário ou estante

A partir deste programa básico, surgiram as opções de plantas, alternando as posições dos ambientes dentro desse espaço de formato irregular. A sala de estar próximo à janela e o jantar próximo à cozinha, era a distribuição mais tradicional (plantas A e B). Nos layouts C e D invertemos as posições, encaixando a mesa de jantar no novo espaço criado com a ampliação do terraço. Os layouts E, F e G evoluíram do layout D, sendo que nas opções F e G, criou-se um ambiente para um bar em destaque, que foi cortado na opção E.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Pesando todos os prós e contras, as necessidades do dia-a-dia, as circulações, o layout preferido dos proprietários se concentrou na opção E.