Apartamento Novo – Situação Original – Cursino 1 e 2

Este slideshow necessita de JavaScript.

Este apartamento entregue há um pouco mais de um ano, no Bairro do Cursino (Jardim da Saúde), zona sul de São Paulo, faz parte de um Condomínio com 2 torres e um total de 274 unidades de 68 m², 80 m² e 103 m².

Nas fotos abaixo, faço um breve descritivo dos acabamentos originais do apartamento de 103m², e cito alguns detalhes construtivos, entregue pela Construtora, que foram personalizados em 2 versões de projeto e obra realizados entre o fim do ano passado e início deste.

A cozinha deste apartamento é compacta, carecendo de uma área para pequenas refeições. Foi entregue com piso cerâmico no piso e revestimento cerâmico apenas na parede da pia, ambos em tom branco. As demais paredes foram pintadas com tinta látex branca. Apesar da caixa de telefonia e TV estar localizado nesse ambiente, não há ponto de telefone e nem de TV na cozinha, um aparelho cada vez mais requisitado pelas donas de casa que ainda cozinham.

O tampo da pia é em granito verde ubatuba com 1,60m de largura e a passagem para a porta de entrada de serviço apresenta-se bem estreita (cerca de 56cm apenas). Apesar da proximidade com o aquecedor de passagem a gás, localizado na área de serviço, não foi entregue aquecimento da água na torneira da pia da cozinha. Por outro lado, as construtoras têm entregue ponto para máquina de lava-louças com tomada de 220V, que pode compensar a falta de água quente na pia. A geladeira está prevista para ser instalada na parede oposta à pia e não há ponto de água previsto para ela, caso opte-se por uma geladeira side by side, com função “ice maker” ou filtro de água.

A área de serviço deste apartamento é generoso, possui 2/3 da área da cozinha (de 7,45m²), com quase 5m². A janela do lavabo abre-se para ela. Há saída para a exaustão do aquecedor de passagem, porém não há saída para exaustão de coifa, um item que faz cada vez mais falta nas cozinhas mais modernas. O piso cerâmico é igual ao da cozinha e a parede do tanque e da máquina de lavar-roupa foi revestido com revestimento cerâmico branco. Junto ao teto, há sanca por todo o lado para passar a tubulação de água.

Nas áreas sociais e íntima, foi entregue contrapiso para carpete de madeira, paredes pintadas em tom palha e tetos pintados de branco. As portas foram pintadas com tinta esmalte branco, e os caixilhos são em alumínio com pintura eletrostática branca. A sala de jantar possui espaço para mesa de até 8 lugares com espaço generoso de circulação.

A porta de entrada social possui um desenho diferenciado das demais e o hall de elevador social atende a cada 2 apartamentos.

A sala de estar é ampla, possui 4,90m de comprimento (“boca”) mas não é muito larga (2,65m), o que dificulta a implantação do tradicional sofá de 2 e 3 lugares. Foi entregue com uma porta de correr e uma janela que se abrem para o terraço, ganhando um sombreado extra. Com certeza, uma porta de correr mais generosa ajudaria na iluminação natural das salas. No teto há 2 pontos de luz para a sala de estar e 2 pontos para a sala de jantar, logo ao lado. O ponto de tomada da TV e da antena são baixos e apenas numa das paredes das extremidades da sala, dificultando uma flexibilização de layout.

O terraço possui bancada de pia e churrasqueira (itens opcionais), piso rústico e paredes texturizadas. Arandela e plafons de teto foram entregues pela Construtora. O gradil de ferro permite uma visualização ampla da paisagem e o condomínio votou a favor do envidraçamento dessa grande sacada (de mais de 13m²).

Na circulação íntima, o forro é rebaixado com um ponto de luz no teto. Para ele se abrem um lavabo, um banheiro social e 3 dormitórios.

O lavabo possui tampo em granito branco Dallas de acabamento apicoado. A cuba L69 da Deca possui um design interessante que ocupa pouco espaço, utilizando uma torneira de bica alta (Link, Deca). O piso é em porcelanato rustico e paredes em pintura látex. O ponto de água do vaso sanitário sai do piso.

O Banheiro 2, foi entregue com piso cerâmico branco e revestimento cerâmico somente nas paredes do box. O tampo em granito branco Dallas possui cuba oval e torneira com misturador (água quente/fria). A parede que divide o banheiro 2 do lavabo, bem como a prumada (parede do chuveiro), foram feitas em dry-wall.

O Banheiro 1 (da suíte), foi entregue com piso cerâmico branco e revestimento cerâmico nas paredes do box. Uma baguete de granito separa a área do box, sendo entregue com ralo tanto na área do box quanto fora dele. No forro, há 2 pontos de iluminação e uma moldura simples em gesso.

Enfim, os dormitórios, foram entregues com o contrapiso para carpete de madeira, as janelas possuem venezianas de correr, há um ponto de luz no teto, com  interruptor paralelo somente na suíte. Há ponto de telefone e de TV em todos os dormitórios, porém sempre baixos. É preciso atentar que nem sempre o layout apresentado pelos materiais de vendas é executável na prática. O armário da suíte, por exemplo, precisa ser mais estreito na parte em frente ao banheiro para permitir passagem, e, nesse caso, não comporta armário com cabides. O desejo do cliente por uma cama de casal de dimensão maior, tipo Queen Size, deve considerar os espaços que sobrarão de passagem.

Em geral, as Construtoras optam por materiais de tons neutros e com detalhes construtivos que atendam o gosto e a necessidade do maior número de pessoas. Porém, cada vez mais as famílias buscam na personalização dos acabamentos, um meio de ter um conforto maior aliado ao gosto pessoal e às novas tecnologias e modernidades disponíveis no mercado.