Condomínio Residencial – Vila Mariana – Fotos

Este slideshow necessita de JavaScript.

A fachada deste edifício, de arquitetura típica dos anos 70, simples, reta, sem rebuscamentos, tendo como elemento diferenciador uma marquise com base em formato de tronco de árvore, ou de uma flor estilizada, e suas 4 colunas circulares revestidas de fulget, foi recentemente reformada pelo Condomínio.

Após reformas resultantes de vazamentos, uma prumada de esgoto foi colocada bem na passagem para a entrada social do edifício, resolvendo a questão do vazamento, porém, criando um problema de ordem estética e prática, incomodando os moradores. Para solucionar a questão, pensou-se até em revestir a coluna para incorporar a prumada numa espécie de “caixa”. Mas, finalmente, como solução definitiva, a prumada foi desviada para outro caminho, mas desta vez, fora da visão de quem passa na entrada social do edifício.

Foi realizado um trabalho em gesso acartonado, embutindo as luminárias e  escondendo a saída da prumada, com um rebaixo de aproximadamente 15cm. Ao redor das colunas e junto às paredes, foram feitas tabicas, proporcionando mais leveza no desenho e garantindo uma folga para dilatação, uma solução limpa que organizou visualmente o ambiente.

A arquitetura original foi preservada, tanto as colunas como a marquise permaneceram com seus revestimentos originais, com alterações bem sutis de modo a não interferir no conjunto. As luminárias embutidas são de lâmpadas fluorescentes compactas, que garantem economia de energia. Sob a marquise foram adotados plafons, de fácil manutenção.