Apartamento – Campo Belo 3

Este apartamento de 123m² de área privativa, lançado em 2008, faz parte de um Condomínio com 3 torres e ampla área de lazer, em fase final de construção. Os estudos de layout foram iniciados tendo como base a planta de vendas (Contrato), com as medidas internas acabadas principais, sem muitos dados importantes como posicionamento de pontos elétricos, hidráulicos, estrutura, pé-direito, presença de forro de gesso ou não.

Antes de iniciar a fase de detalhamento do Projeto, a Construtora marcou com o cliente o “Dia da Medida”, onde foi possível tirar algumas medidas principais, pois o tempo disponível era curto, e com o técnico da empresa de móveis planejados para conferir as medidas no local e fazer os ajustes necessários. Hoje em dia é de praxe esse procedimento. Mesmo que o arquiteto elabore um projeto detalhado, com todas as medidas, é fundamental que cada prestador de serviço faça a sua própria medição no local para eventuais ajustes necessários no projeto. Isso pode ocorrer tanto num imóvel novo, quanto num imóvel usado, cujas paredes serão demolidas e construídas novas, com novos revestimentos e outros elementos que possam interferir nas medidas dos ambientes. E hoje em dia cada centímetro conta nos espaços internos, seja de uma residência, escritório, ou de um consultório.

Também foi disponibilizado um caderno com planta esquemática indicando estrutura (pilares), áreas com forro rebaixado e pontos hidráulicos (pias, vasos sanitários, chuveiros, tanque).

Neste caderno, alguns móveis de padrão comercial foram acrescentados para que, de uma maneira lúdica, o cliente pudesse montar seu próprio layout.

PLANTAS – PROJETO

LAYOUT

Mantendo os pontos comentados acima (hidráulicos, elétricos), foram feitas alterações no tampo em pedra da cozinha e dos banheiros para um melhor aproveitamento da família. A Despensa será integrada à Área de Serviço, porém reduzida para alterar o acesso ao Lavabo pela sua lateral e não pela Sala de Estar. Outra alteração de alvenaria será no Closet da Suíte 1 e no Dormitório 2. Antes, com 1,93m de largura (1,95m na planta de vendas), seria impossível colocar armário para pendurar roupas dos 2 lados. Hoje em dia, o mínimo de profundidade de armário é de 60cm, sendo que, quando utiliza-se porta de correr, essa medida chega a 64cm ou mais, dependendo do fabricante. Então, somando 80cm para circulação (no mínimo!), chegamos a uma medida exata de 2,08m.

 

FORRO

Devido ao pé direito limitado a 2,55m (ainda sem o piso instalado), optou-se por não rebaixar por completo os tetos dos ambientes principais, principalmente na sala de estar e jantar, utilizando elementos como molduras, sancas rebaixadas e sancas iluminadas, além de manter os forros dos ambientes já com teto rebaixado.