Apartamento no Brás – Estudos

 

Mesclando opções de layout tradicionais, quase similar à sugestão de decoração dos materiais publicitários da Construtora, com opções mais modernas e personalizadas, foi o caminho encontrado para chegar num layout final condizente com os desejos e necessidades deste novo casal em relação ao seu primeiro imóvel, um apartamento enquadrado no programa “Minha Casa Minha Vida”.

PLANTA ORIGINAL

COZINHA

A primeira sugestão para a cozinha foi a troca da pia e do tanque originais por um tampo em granito que ocupasse toda a parede, deixando apenas o espaço para a geladeira. O primeiro desafio foi encontrar um tanque de medidas compactas para embutir nesse tampo, inexistente no mercado. O menor tanque inox poderia ser apenas “encaixado” entre 2 trechos da pedra, fixo à parede (TS-360 com espelho, da Franke). O modelo em louça da Deca (L116D) possui boas medidas, porém seu custo é alto e não é uma peça fácil de ser encontrada em “Home Centers”. A versão final da planta partiu para um tanque esculpido na própria pedra. Ao lado do tanque ficará uma máquina de lavar e secar roupa de 8,5Kg. Para substituir o fogão de 4 bocas de embutir, foram selecionados um cooktop e um forno-microondas compacto.

Na medição do apartamento, uma surpresa: a cozinha ganhou 7cm na largura, e 3cm no comprimento total. Parece ser insignificante, mas é o que pode garantir um pouco mais de conforto seja na circulação ou na otimização dos móveis no local. Além disso, foram entregues 6 pontos de tomada, 3 a mais do que o descrito no Memorial de Acabamentos. 

DORMITÓRIO 1 – CASALO dormitório do casal teve como inspiração uma idéia utilizada num apartamento de um casal amigo, que ao invés da cama tradicional, utilizou o tablado com compartimentos inferiores e gavetões. Com dimensões mais reduzidas, optou-se por utilizar uma cama feita sob medida em marcenaria, com a mesma idéia de ter compartimentos inferiores acessíveis, porém sem gavetões devido à dificuldade em acessá-las pelas laterais, e com baús na lateral junto à janela. O armário em L possui um trecho mais profundo (60cm) e um trecho mais estreito (40cm) com prateleiras.

DORMITÓRIO 2

O segundo dormitório foi pensado para ter um canto de estudo, além da cama e armário. Nos estudos, variamos as posições de cada um dos elementos e na versão final, o espaço de armários foi privilegiado.

LAYOUT FINAL

Para contrapor ambientes repletos de armários até o teto, a sala de estar, jantar e a circulação terão mobiliário baixo com desenho mais leve e  “clean”,  realçados com iluminação embutida em forro rebaixado e molduras em gesso.