Planta Tipo Comentada

Está cada vez mais raro ver um anúncio de imóvel à venda com a planta tipo, que é um dos fatores importantes na escolha de um imóvel. Mas outros fatores estão ganhando cada vez mais destaque: o conceito do empreendimento, o lazer da área comum, a infra-estrutura da região e a localização. Por outro lado, com os sites dos empreendimentos, basta alguns cliques para chegar à(s) opção(ões) de planta(s). Daí é como um jogo dos 7 erros para descobrir as diferenças e verificar o quanto a planta é flexível ou não. Há construtoras que permitem uma combinação de alterações na planta até um determinado limite de prazo. Para outras, é necessário optar na assinatura do contrato de compra e venda, na época do lançamento. Ainda há aquelas que não permitem alterações de planta até a entrega das chaves, ou mesmo após ela, pois o imóvel perderia a garantia.

Esta planta apresenta uma metragem de 108 m² privativos, que reflete na opção de 4 dormitórios (1 suíte) ou 3 dormitórios (1 suíte) com sala ampliada. Geralmente a planta é chamada “padrão” conforme o que foi aprovado no Projeto da Prefeitura, em geral, com os 4 dormitórios. Neste projeto, o 4º dormitório é bem enxuto, com apenas 5,52m². A planta conta ainda com um quarto de empregada, área de serviço com W.C. completo (com chuveiro e janela). Todos os banheiros possuem janelas. A cozinha é interligada com o amplo terraço com churrasqueira (janela ou porta?) e ainda possui uma janela na frente da bancada da pia. O terraço possui aproximadamente 15,50m², ou seja, 14% da área do apartamento e, ainda, é maior que a área de salas de estar e jantar na planta “padrão” (14m²). Os quartos possuem um tamanho razoável para um layout com 1 cama, armário e área de estudos. A suíte possui área reservada para o armário (“closet”) e é possível colocar uma cama queen size (reduzindo a circulação lateral). Seu banheiro possui uma bancada de pia generosa.

Na opção de planta com sala ampliada, as áreas sociais ganham até um lavabo (no lugar do quarto de empregada). Somando todos os ambientes de salas e terraço, a área social alcança uma área aproximada de 37m² (34% da área do apartamento), muito bom para quem gosta de receber visitas. Planta conferida, o próximo passo é visitar o apartamento decorado, tirar as dúvidas com o consultor de vendas e ver o local ao vivo e a cores.

Comentário livre, sem vínculo de qualquer natureza com os empreendedores ou o empreendimento. As imagens foram retiradas do site do empreendimento e da revista Veja São Paulo.