Revestimentos, coifas e banheiras

Na Revestir deste ano, uma confirmação da tendência dos porcelanatos de madeira, cada vez mais realísticos, com alta tecnologia na impressão do desenho natural da madeira aliada à uma leve textura – destaco a coleção Eco Life HD, da Portinari. Ao lado da madeira, a cerâmica imitando o tijolo esteve presente em vários stands. A Portobello apresentou o porcelanato Concretíssima, que contou com a criação do arquiteto Ruy Ohtake: idêntico ao concreto aparente da arquitetura Moderna (Vejam o blog: http://blogportobello.com.br/2011/03/25/uniao-de-talentos/).  Algumas marcas trouxeram as peças “slim”, que creio ser uma grande aposta para o futuro: leveza e praticidade na instalação de grandes peças. A Eliane apresentou a coleção de revestimento Colortrend, com cores em diversos tons vibrantes e alegres. No setor de pedras naturais, o produto que se mantém muito “ofertado” é o mosaico de pedra em relevo, em placas prontas para instalação em revestimento de paredes.

Na Kitchen & Bath, muito mais diversão, com chuveiros imitando o cair da chuva, com as duchas cada vez mais finas e modernas, de preferência fixas ao teto, como se fossem lâminas. As banheiras em material ecológico, com design clean e moderno, continuam um sonho. Entre as louças para banheiro, as cubas de apoio ou sobrepor ou semi-encaixe são imbatíveis, com formatos bem variados e a linha de material fosco, sem o brilho da peça que estamos acostumados. O stand da Roca estava imbatível: trouxe peças 2 em 1 (box com lavatório, lavatório com vaso, vaso com bidê), peças compactas e econômicas até a coleção Armani, muito elegante em um tom off-white, uma fusão de design e moda.

Fotos do stand da Roca

No setor Cozinha, os eletrodomésticos mesclaram o inox com o vidro, linhas retilíneas, esbeltas e de embutir. A geladeira da Smeg, com design retrô, se destacou com suas cores fortes. As coifas no formato de luminárias estiveram bem presentes na feira – na prática funcionam como depuradores. Gostei muito da coifa embutida direto no forro (Elettromec).

Tive uma ótima aula sobre os vidros Guardian e o destaque foi o lançamento do box espelhado temperado.