Home Office em Sala Ampliada

Integrado à sala de estar e jantar, o home office deste apartamento foi inspirado em referências de revistas e livros de decoração e de idéias e necessidades dos proprietários. Ter privacidade para executar trabalhos em casa, sem perder a sala ampliada, eram premissas deste projeto. Antes da reforma, a  TV ficava na parede oposta de quem entra no apartamento e, pode ser uma mania, mas há quem prefira olhar o sofá de frente do que de lado ou de costas. E neste caso, o resultado dessa inversão contribuiu positivamente no conjunto de mudanças de layout dessa sala.

O efeito de sanca iluminada, forro rebaixado e cortina embutida em cortineiro (ao invés de soltas em varão), foram mudanças importantes nesse ambiente. A largura da sala de estar respeitou a medida de 3,20m. E o Home Office ocupou 1,60m restantes. O pé-direito original é de 2,61m, e o rebaixo de forro executado, deixou 2,40m livres neste trecho.

A estante que divide a sala de estar do home office possui uma estrutura em “U” invertido, que sustenta o móvel e serve de passagem de fios e cabos.

Vista da estante a partir da sala de estar, que funciona como um painel, na mesma largura do forro rebaixado.

Vista lateral da estante e do desenho que acompanha o forro rebaixado. Um pequeno friso divide a estante do forro, e evidencia um elemento do outro. Os frisos das laterais da estante coincidem com os frisos no painel da TV. Sob a bancada, existe um alargamento da estrutura que esconde um armário de cada lado.

Entre a prateleira inferior e a bancada de trabalho, existe a passagem de cabos e fios pela lateral do armário.

No fundo e embaixo da bancada, uma canaleta também funciona como caminho dos fios. Um móvel lateral baixo, que fica sob a janela, complementa o conjunto. Possui portas de correr para ocupar menos espaço.

A abertura coincide com o espaço entre o  tampo de bancada e  as prateleiras suspensas, e é isolada por um vidro temperado transparente, de 8mm de espessura.

Outros detalhes: