Arquiteto ou Decorador?

Por Gabriela Kalili – Arquiteta

Quem devo contratar?

 

Acredito que essa seja uma dúvida bastante freqüente para muitas pessoas quando se pensa fazer qualquer tipo de intervenção ou mudança em sua residência, escritório ou até mesmo em uma loja.

De uma simples mudança no layout (posição dos móveis) a quebra de uma parede, ou reformulação geral é necessário ter, pelo menos uma idéia do trabalho a ser executado para depois, procurar pelo profissional mais indicado.

Não se preocupe em encontrar as melhores palavras ou até mesmo na forma em como irá abordar o profissional no primeiro contato. Cabe ao profissional ter a sensibilidade de compreender e ajudar o cliente a materializar seus sonhos e expectativas.

Caso queira remodelar algum ambiente em sua casa, trocar a cor das paredes, trocar as cortinas, tapetes e acessórios ou até fazer um “up grade” geral na decoração fique a vontade para contratar um Decorador; profissional apto para planejar e organizar espaços internos, transformando-os em ambientes funcionais e harmoniosos.

Caso suas necessidades, além das mencionadas acima também envolvam quebra de paredes, alteração de pontos de elétrica ou hidráulica; recomendamos que contrate um Arquiteto para certificar-se que todos os aspectos estruturais e construtivos sejam considerados na reforma e/ ou construção.

Cito abaixo dois exemplos:

1) Você comprou um apartamento de 3 dormitórios e quer abir mão de um dos dormitórios para aumentar a sala; deixar a cozinha aberta para a sala mas também não tem certeza sobre a melhor posição dos móveis. Sonha em ter um quarto romântico, mas se sente insegura de escolher os tecidos sozinha – Contrate um Arquiteto.

2) Seus filhos dividem o mesmo quarto desde pequenos. Atualmente o quarto antigo não comporta mais tantos brinquedos já que agora precisam de bancadas para os trabalhos da escola, computador e estante para os livros, televisão e vídeo game. – Contrate um Decorador.

Portanto, antes de ficar na dúvida entre qual profissional contratar, sugerimos que você faça uma lista de suas necessidades e procure por um profissional que lhe transmita  empatia e transparência. É muito importante que você sinta segurança e conforto para falar abertamente com o profissional caso tenha dúvidas sobre o projeto.

Fonte: Bbel