Reforma de banheiros – II

Andamento da Obra – Apartamento no Brooklin

Azulejos antigos, de dimensões e espessura reduzidas, estão dando lugar a peças grandes e mais espessas em porcelanato ou cerâmica retificada, com juntas finíssimas, quase a seco.  Tenho uma simpatia pelo desenho dessas peças, hoje chamadas até de “vintage”… mas estas aqui ficarão apenas na memória.

Resumo da Reforma – WC:

Retiramos revestimentos antigos, refizemos o contrapiso e aplicamos impermeabilizante (Sikatop 107) antes da instalação dos novos revestimentos. Trocamos todo o encanamento antigo de ferro – já estava bem entupido por dentro – acrescentamos registro de pressão, trocamos vaso com válvula por vaso com caixa acoplada, giramos o vaso 90º para melhorar seu acesso, acrescentamos pia (não havia nenhuma!), instalamos chuveiro (o ponto existia, mas nunca foi utilizado antes) e como toque final, criamos um nicho na parede. A porta e abrir foi substituída por porta-camarão com veneziana (para ventilar) e foi colocada uma soleira para separar os ambientes. Na sequência, será instalada moldura em gesso junto ao teto e luminária nova, e teto e porta receberão pintura.

Resumo da Reforma – Banho:

Repetimos a mesma sequência de obra do WC. Aproveitamos o fim do quebra-quebra para chamar uma caçamba e retirar todo o entulho. Na parte do encanamento, a parede que divide com o dormitório 1 teve que ser quebrada pois a parede é fina. A tubulação antiga estava bem comprometida e houve um pequeno vazamento. Eliminamos o bidê e instalamos um ponto para ducha higiênica. A pia mudou de posição, tomando o lugar dele. O tampo da pia ficou num formato irregular para que a passagem entre o armário novo e o tampo tenha pelo menos 65cm. A primeira proposta do projeto foi um tampo mais estreito, com 35cm e uma cuba de apoio compacta. Optamos, no final, por um desenho mais tradicional, com uma cuba de embutir oval, e nesse trecho a pedra possui 50cm de profundidade. Na parte elétrica, foram acrescentados mais pontos de luz no teto e serão instaladas luminárias de embutir, aproveitando o forro de gesso existente. A nova moldura de gesso e a pintura ocorrerão no mesmo instante do WC. A porta também foi trocada, e as guarnições internas foram substituídas devido à diferença de espessura do revestimento.