Meu Apartamento – Passo a Passo

Ao comprar o imóvel para sua moradia, é essencial um planejamento até o dia da sua mudança. Hoje em dia, com tantas inovações na área de design de interiores e o fácil acesso a elas, decorar o seu apartamento é um processo cada vez mais natural. Porém a falta de planejamento na parte financeira, é possível que se gaste um valor equivalente a 50% do que foi pago no imóvel, o que é um valor muito alto. A seguir mostrarei um passo-a-passo que pode ajudar a montar o seu apartamento com a ajuda de um arquiteto ou designer de interiores.

1. Se o imóvel foi comprado na planta, planeje sua ocupação desde essa fase. Decida o quanto antes onde será o seu escritório, em que quarto cada membro da familia vai ficar, qual o lado da TV na sala – justamente para pleitear junto à Construtora a localização dos pontos elétricos, de antena e telefone, bem como as alterações nas paredes. Tudo o que a Construtora puder fazer antes da entrega do imóvel, lá na frente você ganha em prazo.

2. Quando há um apartamento modelo decorado, uma boa idéia é fotografar para mais tarde ter uma boa idéia do que fazer no seu próprio apartamento, lembrando que o decorado atinge um perfil de público mais amplo, resultado de pesquisas para o empreendimento imobiliário e serve para ser vendido. No seu apartamento, você pode personalizar de acordo com suas necessidades, e, se desejar, mantê-lo com um bom apelo comercial se você pensa em vendê-lo mais adiante.

3. Acompanhe a obra. Atrasos são frequentes na entrega de uma obra. Fique de olho pois isso vai influenciar na data da sua mudança.

4. Projeto: passe para o papel todas as suas idéias e se ainda não consultou um arquiteto, essa é a hora.  Peça à Construtora o arquivo da sua planta, de preferencia com pontos elétricos e a estrutura. Algumas construtoras fazem um trabalho personalizado de alteração de planta e acabamentos, informe-se no momento da compra para não perder os prazos.

5. Planejamento: um cronograma com as datas da obra e custos ajudam a planejar a obra e o caixa. As duas coisas caminham juntas.

6. Na hora da mudança, não precisa ter todos os móveis e equipamentos. O importante é que a fase do quebra-quebra passou e agora você terá tempo de comprar o que precisa com calma, para usufruir seu novo lar sem a sujeira da obra.